quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

1983 - Cadáver Pega Fogo Durante o Velório


Cadáver Pega Fogo Durante o Velório é um disco de samba com composições de Fernando Pellon e interpretadas por ele e essa galera que vocês estão vendo na capa. 

Lançado em tempos de Ditadura Militar, esse álbum traz como mote toda sorte de desgraça que acontece no cotidiano urbano, desde atropelamento (Carne Jantar), suicídio (Com todas as letras), lepra (Vã Esperança), entre outros. Para que se possa ter uma idéia, a primeira frase que se ouve no disco é "Quando eu soube que estava canceroso...". Trata-se, entretanto, de uma obra muito bela, onde toda essa desgraceira consegue ser descrita de forma poética e irônica, sem soar forçado. Musicalmente, não há grandes inovações, é um samba bem de boa, com arranjos bons de se ouvir, uma variação boa de instrumentos por música, o que torna o som interessante.

Minha faixa preferida é "Tal como Nazareth", em que o autor faz um paralelo entre o sofrimento do eu-lírico e a vida do pianista Ernesto Nazareth, além de trazer um piano muito bonito, claramente inspirado nele.

É legal também dar uma lida na capa e na contracapa do disco, principalmente o texto de apresentação, que há na parte inferior da capa.

Enfim, vale muito a pena baixá-lo. Quem curte um climazão meio anos 20, cercado de boemia, decadência, samba e patologias, tá em casa com esse disco. Quem não curte, vai começar a gostar, pra deixar de ser besta.

ou quase isso.


1 - Porta Afora - (Fernando Pellon)
2 - Altivez - (Sinval Silva)
3 - Com Todas as Letras - (Paulinho Lemos)
4 - Carne no Jantar - (Nadinho da Ilha)
5 - Cicatrizes - (Fernando Pellon)
6 - Tal Como Nazareth - (Paulinho Lemos)
7 - Va Esperanca - (Fernando Pellon)
8 - Prazer Qualquer - (Cristina Buarque)
9 - Flores de Plastico ao Amanhece - (Nadinho da Ilha)

Disfarça e olha


aperitivo:

2 comentários: